0 Sistemas de Informação em Saúde

domingo, 27 de março de 2011
Vídeos retirados do Youtube, que explicam o Sistema de Informação em Saúde no Brasil.

1 Usando a Biblioteca Online - Unigranrio

quinta-feira, 17 de março de 2011
Sem dúvidas, é uma ajuda e tanto ter esse tipo de ferramenta disponível para os alunos online.

1º Passo: Abrindo a Biblioteca
Basta logar no site da Unigranrio com o seu usuário, e clicar em "Clique para acessar", conforme ilustrado abaixo.



2º Passo: No Mozilla Firefox, costuma abrir essa caixa de diálogo. Basta clicar em "Continuar", que uma nova aba irá abrir.



3º Passo: A página da Biblioteca Online já está aberta. Agora, é procurar os livros disponíveis. Para isso, basta clicar no seu curso. No meu caso, eu cliquei em "Enfermagem".
Podemos também, fazer busca geral, a partir de um nome específico, conforme mostra a segunda imagem desse passo.


4º Passo: Após clicar em "Enfermagem", uma nova página surge, mostrando as possibilidades de livros que podem ser utilizados. Eu vou escolher o primeiro livro como exemplo. Para isso, vou clicar em "Ler Livro".


5º Passo: Após escolher o livro que eu desejo, e clicar nele, uma nova página irá abrir, mostrando a Capa do livro a ser explorado.
Para passar as páginas do livro, basta clicar na seta vermelha, destacada na figura abaixo, que as páginas começarão a passar.



6º Passo: Escolhida a página, basta um clique em cima da parte que você deseja ler, para que aumente a fonte e seja possível uma leitura mais confortável.
Para voltar, e continuar passando as páginas, basta clicar mais uma vez, em qualquer parte do livro.



Além disso, existem algumas ferramentas que podemos utilizar, que irão facilitar ainda mais o uso da Biblioteca. Seguem algumas delas abaixo:

Controles:
1- Botão: retornar a capa.
2- Botão: voltar uma página.
3- Botão: passar uma página.
4- Botão: ir para a última página.

 

Capa - Botão: voltar para capa.
Ajuda - Botão de auxílio, com algumas explicações de uso.
Imprimir - Botão com a opção de impressão. Ao clicar nesse botão, irá surgir uma caixa de diálogo (conforme a segunda imagem a seguir), onde poderá ser escolhido a página a ser impressa.
Vale lembrar, que cada livro tem um percentual x de páginas que podem ser impressas.





Notas -  Botão onde poderá ser adicionado alguma nota (lembrete, informações, marcações, etc.), na página desejada.
Para isso, basta clicar no botão "Notas", que irá surgir uma caixa de diálogo, conforme a imagem abaixo mostra. Ao clicar em "Adicionar Anotações", um "post-it" irá aparecer, e será nesse espaço que você poderá digitar as informações que deseja. Quantas sejam necessárias!




As notas utilizadas nesse livro ficarão expostas nessa lista, e basta clicar na nota desejada, que o livro abrirá na página onde ela se encontra.


Opções de Busca - Existe a possibilidade de se buscar por algum termo específico no livro utilizado, ou em todos os livros disponíveis na Biblioteca. Para isso, basta selecionar a opção desejada. Neste caso, escolhi a opção "No Livro".


Após digitar o termo solicitado, e clicar em "Buscar", uma nova caixa de diálogo irá abrir com todas as opções encontradas do termo neste livro.
Eu escolhi a 2ª opção, destacada por um asterístico, e clico em cima dela. Uma nova caixa de diálogo irá abrir, com a página descrita, e com o termo buscado destacado no texto.
Para voltar a lista de opções encontradas, basta clicar em "Resultados da Busca", exibido na segunda figura abaixo, que irá retornar.




Após o uso do livro escolhido, eu posso voltar á biblioteca, e procurar por outros livros, ou mesmo outras notas. Basta clicar em "Voltar à Biblioteca".



Para verificar todas as notas utilizadas por você, independente do livro ou quantidade delas, basta voltar a página inical da Biblioteca, e clicar em "Notas". Uma nova página irá abrir, exibindo todas as notas utilizadas. Basta um clique na nota que se deseja visualizar, que o livro irá abrir na página onde ela foi adicionada.



Usem muito, muito mesmo! Vai ser a partir do uso dessa incrível ferramenta de estudo, que vamos poder solicitar à Faculdade, novas atualizações de acervo.
Qualquer dúvida, só me procurar, ou deixar aqui escrito em forma de comentário. 
Se eu não souber, irei em busca da resposta.
Espero que gostem!

=)

0 Políticas de Saúde - BRASIL

terça-feira, 8 de março de 2011

Vídeo apresentado pela Profª Giovanne, na aula de Organização do Sistema de Saúde.

Pra assistir no Youtube, clique aqui.